.
.

 REDE DOMÉSTICA E COMPARTILHAMENTO DE ACESSO

Com mais de um micro em casa, há diversas vantagens em montar uma rede, tais como compartilhar impressoras, arquivos, discos, CDs e até a conexão com a Internet. Todo dispositivo que um dos micros da rede tiver, poderá ser usado pelos demais, desde que seja configurado para tal. Montar uma rede não é difícil, embora exija algum conhecimento de hardware, placas de rede e software apropriado. Verifique se todos os micros tem slots (baias) livres para as novas placas, todos os micros deverão ter pelo menos uma delas, de preferência 10/100 PCI, cujo custo não deve ultrapassar U$ 15 (15 dólares) cada. Cabos de par trançado categoria 5, com conectores RJ-45 - se a rede for para apenas dois micros, um cabo do tipo "cross-over" pode ser usado, dispensando o uso de HUB ou Switch. Para o sistema, basta a instalação e configuração do protocolo TCP/IP e um servidor de proxy.

Instale as placas - abra os gabinetes, encaixe as placas em um dos slots livres e fixe-as. Conecte o cabo nas placas e sua rede já está montada, falta apenas a configuração. No caso do uso de hub, os cabos deverão ser ligados nele e na placa de rede de cada máquina. Ligue os micros e proceda com a instalação das placas no sistema (Windows) que deverá reconhecer o novo dispositivo e pedir os drivers. Se isso não acontecer use o "Adicionar novo Hardware" do Painel de Controle e quando o Windows perguntar se "Deseja que o Windows procure o seu novo hardware?", escolha não e selecione "Adaptadores de Rede", e em seguida opte por "Com Disco", indicando o local onde estão os drivers que vieram com a sua placa de rede.

Configure o TCP/IP - Abra o Painel de Controle e clique no ícone Rede. Em Identificação escolha um nome para cada computador, diferente para cada máquina da rede e em Grupo de Trabalho, escolha um nome qualquer, que deverá ser o mesmo para todas. Na aba Configuração é necessário adicionar e configurar protocolos e serviços, recomendamos o TCP/IP, que é o utilizado na internet. Definido o protocolo, é necessário instalar o Cliente Para Redes Microsoft e o serviço de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras para Rede Microsoft, em todos os micros. O Windows pedirá para reiniciar e feito isso, vamos atribuir números IP para cada micro da rede. Clique com o botão direito no ícone "Rede" ou "Ambiente de Rede" da área de trabalho e clique em Propriedades. Na aba endereço IP, devemos indicar o número IP de cada um dos micros, no micro principal (o mais potente, por exemplo) coloque 192.168.010.001 e em máscara de sub-rede use 255.255.255.000. Nos demais micros, use 192.168.010.002 e assim por diante, com o mesmo nº de máscara de sub-rede. O micro deverá ser reiniciado mais uma vez e lhe será pedido senha desta vez. Se preferir manter sem, basta pressionar ENTER. Sua rede está pronta, mas apenas os diretórios e arquivos compartilhados serão "enxergados" pelos outros. Abra o Windows Explorer e clique com o botão direito na sua pasta Meus Documentos, observe que uma nova opção, "Compartilhamento", está disponível. Clique sobre esta opção e defina as suas configurações, inclusive senhas.

Banda Larga - Se um dos micros possui acesso por banda larga, serão listadas duas placas de rede, uma para a rede externa e outra para a interna. Neste caso, na configuração da placa da rede interna, além dos endereços IP e máscaras de sub-rede, em Gateway, adicione 192.168.010.001 que é o endereço do micro servidor. Em Configuração DNS, utilize o nome escolhido anteriormente (na Identificação), e adicione 192.168.10.1 em ordem de pesquisa do servidor DNS.

ATENÇÃO - o micro que possui acesso em banda larga já deve estar protegido contra invasores externos, desta forma, não altere qualquer destas configurações, para evitar que hackers possam invadir sua rede interna (intranet) e causar prejuízo. Será proveitosos manter os acessos e compartilhamentos de cada micro protegido por senha. O firewall ZoneAlarm, gratuito para muitos usos, não serve para este fim, apenas na sua versão Pro.

Verifique se todos os micros se comunicam com o comando "ping". No servidor (192.168.10.1), abra uma Janela DOS, digite (escreva) ping 192.168.10.2. e apenas dê ENTER. Proceda da mesma forma em todos os micros e se tudo está bem, o micro "pingado" deverá responder informando tempo de resposta, etc. Caso contrário, verifique os ítens configurados anteriormente, cabos, mesmo IP para dois micros, etc.

Compartilhe o acesso - podemos fazer isso de vários modos: os Windows 98, 98SE e Me possuem o recurso "Assistente de Criação de Redes Domésticas" (Internet Connection Sharing), clique AQUI para conhecê-lo. Caso contrário, recomendamos o uso dos programas WinGate (www.wingate.com.br) ou Sygate (www.sygate.com), que estão entre os melhores para este fim. Se preferir vá em qualquer mirror do Tucows (www.tucows.com) e veja em INTERNET>CONNECTIVITY>MODEM SHARING, que há diversos programas que fazem este trabalho de compartilhamento de conexão.
.

.
.
.
   <-- Voltar